terça-feira, setembro 18, 2007

A comida e as brincadeiras


Desculpem os que vêm à nossa baiuca à procura das pretas, loiras e morenas...
Há algum tempo chamei a atenção para o problema dos transgénicos e nos possíveis e visíveis efeitos nefastos da sua ingestão. Mas, o problema não são apenas estes OGM, o problema alastra-se a outros produtos criados pelo homem em laboratório e que fazem parte da dieta de todos, mas principalmente dos mais novos.
Isto a propósito dum artigo que li na Time sobre a dieta das crianças e sua influência na hiper-actividade, um problema que afecta cada vez mais jovens.
A indústria alimentar, tal como todos os negócios, pretende vender o mais possível e para isso criou laboratórios que têm como função descobrir o que agrada mais a cada povo, faixa etária ou género. Criaram-se intensificadores de sabor, colorantes para tornar os produtos atractivos, os E(nnn) que ninguém sabe o que raio é aquilo. E assim se mascaram produtos que na sua maioria são prejudiciais à saúde.
Mesmo os que dizem ser naturais escondem outras origens que não as por nós pensadas inicialmente. Alguém suspeita que o sabor natural do iogurte de morango é feito a partir da casca duma árvore (acho que do salgueiro) e não dos morangos? É natural, sim senhor, mas da casca.


Bom, para descansar uma amiga minha não estou consumido com isto, mas que me preocupo com a nossa alimentação e com a dos nossos sucessores preocupo e, acima de tudo, chateia-me que façam de nós parvos e estúpidos.

7 comentários:

pat disse...

"O que não nos mata torna-nos mais fortes!"

Pelo menos esse é o ditado... se é verdade isso não sei dizer, só daqui a muitas gerações é que veremos os resultados. Como não quero ter filhos, este assunto não me preocupa.

Pata Negra disse...

Qualquer dia os fabricantes de iogurtes dirão como o Abel Pereira da Fonseca: "até de uvas se faz vinho!"

Flávio Josefo disse...

Pat
Então e os filhos dos outros não interessam?
João
Essa não sabia eu. Será que o último vinho que me fez uma dor de cabeça incrível era das famosas e inomináveis castas do Sr. Abel Pereira da Fonseca? Tenho de averiguar isso. Ups, a garrafa há que tempos que foi para a reciclagem...

Metralhinha disse...

Agora só me falta ouvir dizer que o vinho se faz com os pés.

MARIA disse...

Caros amigos,
Aqui a Maria não sabe dizer se das uvas se faz vinho, se este faz dores de cabeça, ou se massajando os pés se resolve alguma coisa, agora, isto sei : esses morangos Flávio, são enganadores como os amores . Tão apetitosos que já caí em tentação e levei o meu bocado...
ficarei mal , mas há-de passar, presumo . Que vos diz a vossa experiência ?
lol
Beijinhos
Maria

Flávio Josefo disse...

Maria
Fondue de chocolate com morangos e outras frutas, uma boa companhia e bem regado. Eis a minha receita, que tal?
Um abraço

MARIA disse...

Flávio , meu caro amigo, a isso apenas digo : o Flávio , realmente é um especialista em alimentação humana. Quem dera à Maria conhecer a sua cozinha ...
E digo outra coisa .
Essa receita ... hum... não foi já experimentada num filme qualquer, já não sei bem ... qualquer coisa de ...semanas ... e qualquer coisa ...meia ... ou estarei equivocada ?
:-)
É sempre um gosto rever-vos...
Que jeito para a cozinha Flávio...
Valha-me Deus ...
Um beijinho
Maria