terça-feira, junho 05, 2007

Um bocadinho de História


Quase que a propósito das reacções ao post de João Miranda.
Na Antiguidade, durante e domínio romano e nos reinos visigodos floresciam na Península Ibérica diversas comunidades judaicas. Os muçulmanos entraram por volta de 711 e dominaram grande parte do território ibérico a que chamavam Al-Andaluz. No que se refere ao território que é hoje Portugal, desde meados do século XIII que os reinos árabes e muçulmanos foram substituídos pelo que se chamava então Reino de Portugal.
Ou seja, a Península Ibérica e os seus povos, quer queiram quer não, possuem uma forte componente semita. Os espanhóis e os portugueses carregam em si uma carga genética fortemente ligada aos árabes e judeus.
Hoje em dia toda a gente sabe quais as palavras que derivam directamente do árabe como: algibeira, azul, oxalá... Todos sabemos quais as influências árabes na construção das casas algarvias, das hortas, na Medicina...
E pergunto eu: quem sabe dos contributos dos judeus?
Porque é que mais de mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal são esquecidos e tão pouca atenção se dá às provas da sua influência?
Porque se desvaneceu tudo?
Numa altura em que se fala da possibilidade do Irão vir a ter armas nucleares e do Estado de Israel se tornar numa Hiroshima. Gostaria de perguntar se aquilo que levou ao branqueamento do nosso passado pode servir para dar cobertura a tal acto?

Sem comentários: