sexta-feira, agosto 03, 2007

O meu sistema estelar

Os russos preparam-se para reivindicar a posse do Pólo Norte; vários países posicionam-se para tomar para si fatias da Antártida; muitos mais querem alargar a sua Zona Económica Exclusiva para as 350 milhas e até há uma empresa norte-americana a vender lotes de terreno na Lua.

A Rússia em estado de decomposição territorial e incompetente para controlar os vastíssimos territórios que já detém quer agora ainda mais, e o pior é que é capaz de o conseguir sob pena de ocorrerem mais uns falecimentos misteriosos e de nuns quantos países se passar a tomar banhos frios por lhes cortarem o gás.


A Antártida, sob pretexto científico, está ocupada por uma dúzia de países que só esperam uma conjuntura favorável para imporem a sua soberania e começarem a explorá-la economicamente, que afinal é tudo o que importa.
Todas as nações com costa marítima se preparam para chamar suas às águas até às 350 milhas, uma pretensão que Portugal, obviamente, também tem. Só resta saber como é que os portugueses – uma espécie falida e em vias de extinção – vão impedir outros de explorarem o mais que hoje já não conseguem proteger e explorar.
Não sei qual o codicilo do testamento de Adão que legou a Lua à Lunar Registry – já que só se pode vender aquilo que se possuiu – mas sei que, para além duns quantos papas, em Serafim de Freitas, Huig de Groot ou na Acta da Conferência de Berlim estão escritas algumas coisas sobre estes princípios – uma matéria a rever.
Se o direito à propriedade da Lua por essa empresa advém donde eu penso, então quero desde já aqui declarar a minha posse de todo o sistema de Antares, aproveitando também para informar que já estou a aceitar ofertas para a celebração de contratos de aforamento em vidas.

1 comentário:

MARIA disse...

Olá Metralhinha,
Um post de refinadíssima inteligência e sentido de humor, ao seu melhor estilo .
Eu , certo dia , situado entre um tal 23 de Agosto e 22 de Setembro, passeando-me junto a Antares, também me senti tentada em aceder aos terrenos do Sistema de que fala. Estava aposta tabuleta, cor azul, flutuante, declarando-os interditos à minha particular condição...
Agora percebo, já lhes declarara posse...
Já terei que continuar à procura. Só espero não ter que ir à Antártida. Faltar-me -ia transporte ...
Um beijinho
Extensivo aos demais amigos da " Arte" da
Maria