sexta-feira, novembro 09, 2007

Em memória da Kristallnacht

4 comentários:

pat disse...

O que é Kristallnacht?

Flávio Josefo disse...

Kristallnacht em português é Noite dos Cristais e é nome dado aos acontecimentos que tiveram lugar a 9 de Novembro de 1938 na Alemanha.
Resumidamente: As sinagogas foram invadidas e seus vitrais partidos, milhares de lojas e lares de judeus foram atacados, saqueados, partidos e incendiados, os cemitérios foram profanados e milhares de judeus foram atacados, mortos e enviados para campos de concentração. Este ataque aos judeus foi encomendado a Goebbels por Hitler e foi levado a cabo pelas SA.
Depois disso os judeus tiveram de pagar milhões de marcos de prejuízos pois, segundo o regime, eram eles os causadores de tudo. As suas casas,lojas, firmas tiveram de ser vendidas a preços irrisórios a pessoas não judias. Os judeus deixaram de poder exercer as suas profissões, estar nas suas propriedades e participar na vida pública. A Noite dos Cristais inicia o Holocausto ou a Shoah.

Maria, Flor de Lotus disse...

Flávio, que bonita homenagem.
É-se imediatamente tocado pela simplicidade do gesto, a brancura das velas acesas do calor humano que só um coração sensível exprime com esta simplicidade e beleza.
Um bj
Maria

Flávio Josefo disse...

Maria
Obrigado pela sua solidariedade e partilha de memória.