sexta-feira, setembro 16, 2005

Catedral de Santo António. Carta a Sua Eminência o Cardeal Patriarca

Eminência.

Sua Eminência o Cardeal Patriarca vosso antecessor achando que não tinha templos suficientes deu início ao processo de construção de mais um. Mas não um qualquer. Uma CATEDRAL, Uma NOVA SÉ!
A vetusta românica Sé Velha foi tida por obsoleta; São Vicente por decrépita. Além disso, a afluência aos serviços religiosos não pára de crescer, como demonstram as mais recentes estatísticas do Inimigo Público. Assim torna-se urgente um novo, maior, ostensivo e ofuscante imóvel. Algo que mostre como a Igreja Católica Portuguesa é influente, rica... em suma, poderosa.
Para demonstrar tudo isso, e quiçá mais, escolheu para orago Santo António de Pádua, que em Portugal é mais conhecido por de Lisboa e de quem todos os católicos conhecem o fabuloso milagre dos peixes e a mania de quebrar bilhas, mas do qual não conhecem uma linha do que escreveu e que por sinal lhe deu o título de doutor da Igreja.
Como Vossa Eminência sabe, Santo António, tal como o fundador da sua ordem, o venerável São Francisco de Assis, advogava as manifestações riqueza, de poder e o esbanjamento do dinheiro do povo crente em obras vãs – por isso dedicar-lhe a nova catedral é de todo merecido.
Desculpai-me esta pretensiosa lição de História Eclesiástica, sem dúvida impertinente, e tolere-me mais uns desconchavos.
Será que o vosso Patriarcado não tem igrejas suficientes?
Será que todas as vossas ovelhas aglomeradas nos subúrbios da Patriarcal estão servidas de igrejas e capelas?
Têm as vossas ovelhas pastores suficientes que as conduzam?
Ireis deixar cair o imenso património construído ao longo de séculos com o dinheiro do trabalho dos nossos antepassados?
Quereis emular o vosso irmão, o bispo emérito de Miranda e Bragança que deixou ao abandono a sóbria e sólida catedral gótica de Miranda em favor duma nova em Bragança e que nada a distingue dum qualquer centro comercial?
Ireis servir-vos dos mesmos métodos que ele para financiar a obra?
Necessitais de obras de cimento, ferro e vidro para que no futuro sejais recordado qual faraó que mandou construir a sua mastaba? Ou preferis ser recordado como o homem humilde que ensinou e praticou o Evangelho?
Espero que Vossa Eminência perdoe a minha ousadia por interrogar-vos sobre matéria que sem dúvida haveis muito bem pensada e sei que ireis agir com o mais puro sentimento cristão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Então,...e no Inverno...???
Já não se pode pôr o rebanho debaixo de tecto para a Eucaristia...???
Hã...????
Este, é tão só, um Mega tecto, para mega rebanhos,(se é que isso existe...???), para Mega Eucaristias..., com Mega orçamento..., logo agora, que o 3º segredo já era, e Fátima já deu mais do que tem para dar...não falando das multidões deseperadas que todos os dias tentam ingressar nos ceminários,...padres aos contentores...he,he,he...

Já o disse noutro comentário e repito-o:
Se a Igreja Católica, continuar como está,...vai direitinha para o Inferno...

Safa, que isto está pior que mau...

Anónimo disse...

Cada coisa para seu fim. Não sou de Lisboa mas algumas das cerimónias que acontecem na catedral de Lisboa e transmitidas pela tv mostra como ela é pequena e como muita gente fica na rua.
O que é mais absurdo é que o projecto de construção da nova catedral não é de agora,já tem séculos (qual igreja de S. Engracia)mas nunca avançou (deve ser um problema do sangue português!!!!!).
Sou de Leiria e li o quanto se escreveu por causa da nova basilica de fatima. Pois eu sou de acordo com a sua construção. Só quem não vai ao santuário é que não percebe a necessidade da sua construção. E creio que avançaram com a obra na melhor altura que é esta de crise. Pelo menos assim sempre está a contrubuir para mais empregos e ajuda à economia.
Velhos do Restelo hà muitos...

Anónimo disse...

Mais um Opiácio...