quarta-feira, fevereiro 08, 2006

A caricatura do Governo Português

Não estou de acordo com o que dizes mas bater-me-ei até à morte para que o possas dizer

Esta frase – ou parecida – atribuída a Voltaire e tornada aforismo, sintetiza o que deve ser a liberdade de expressão e que neste país de tradição inquisitorial e pidesca muitas vezes é esquecida.
Vem isto a propósito da reacção extemporânea e desproporcionada do Ministério dos Negócios Estrangeiros à caricatura que se tornou a contestação aos bonecos de Mafamede publicados por um jornal dinamarquês.
Sem que ninguém pedisse ou sem que os interesses portugueses estivessem em causa, o MNE decidiu dar uma lição ao mundo e manifestar-se contra os famigerados desenhos. Está o cidadão que é Sr. MNE da República Portuguesa no direito de ter opinião e expressá-la, por mais tacanha e contestável que seja; o Estado Português – obrigado a defender os interesses nacionais – não tem que se meter em polémicas internacionais desnecessárias e ainda por cima tomando o partido errado.
A liberdade de expressão obriga a que se permita a publicação de coisas como estas. O Estado de Direito tem mecanismos legais para punir e ressarcir quem for lesado por qualquer publicação ofensiva ou difamatória. – O Sr. MNE, o Professor de Direito e o cidadão Diogo Freitas do Amaral deveriam saber isso!
Assim parece que é mais importante estar ao lado do Irão do que da Dinamarca.
Criticar a publicação das caricaturas por um jornal e não criticar as reacções violentas e marginais patrocinadas por estados políticos contra o direito internacional e contra a liberdade é uma cobardia – mais valia estar mudo e quedo a fazer figuras tristes.

2 comentários:

Metralhinha disse...

Depois deste deslize ao politicamente correcto (?), o Governo Português recebeu um louvor da Missão Iraniana em Lisboa, só que este veio embrulhado num dos dislates anti-judaicos agora em voga pela antiga Pérsia.
Neste caso o Governo Português parece ter reagido bem, mas é o resultado duma «guerra» comprada sem necessidade.

Anónimo disse...

É o que dá ter um 1º irritável ao "Toque de Pena", a dar uma pasta tão importante ao maior Prostituto Politico deste País,...






Safa, que esse execrável ser, além de Prostituto Ploitico é Pior Que Mau,...