quarta-feira, novembro 09, 2005

Clientelismo Partidário? Não!...

Clientelismo Partidário?
Não!...
A Fundação Mário Soares recebeu vinte mil euros do Ministério da Defesa para efectuar um estudo qualquer sobre o envolvimento de missões militares portuguesas no estrangeiro.
Julgava eu que uma fundação se destinava a aplicar dinheiro dum mecenas em obras de caridade, científicas ou artísticas.
Afinal não se trata de nada disso.
Primeiro cria-se uma fundação depois arranja-se quem a financie; de preferência o povo português que, por sinal, não é tido nem achado no que fazem com o seu dinheiro.
Existe uma instituição do Estado com a missão de financiar projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico: a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (bem, o nome podia ser melhor, já que também nela o dinheiro é público e que se saiba não gere património que lhe possibilite auto-financiar-se, mas enfim).
Esta instituição, muito louvável mercê do ministro que a tutela, acaba por recusar o financiamento da maioria dos projectos que pretendem o seu auxílio, quer pelo rigor científico que exige, quer pela exiguidade financeira que atinge todos os organismos públicos de verdadeira utilidade nacional. Mas ainda assim vai financiando a pouca ciência que por cá se faz.
Se o projecto que o Ministério da Defesa comissionou à FMS é de verdadeira utilidade nacional deveria ser levado a cabo por alguns dos muitos generais, coronéis e afins que andam pelas chafaricas a coçar a micose e não a civis sem autorizações de segurança e com afinidades claramente partidárias ou, pior, pessoais.
Se tal projecto é de verdadeiro interesse estratégico nacional mas não merecedor de autorização de segurança, então deveria ser financiado pela FCT como o são todos os projectos científicos que recorrem a financiamento público, concorrendo com eles em pé de igualdade e pelo seu mérito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Convém já agora que se saiba que esta ave rara, (soares), ALUGA por 3,500.00 €uros/Mês, um quarto da casa que o Estado lhe deu por ter sido Presidente desta espécie de républica,...ao,...imagine-se próprio Estado, por lá ter o escritório da FAMIGERADA fundação soares.
Para lá de não pagar impostos, devido a essa mesma fundação,...ainda vai extorquir mais dinheiro fazendo o estado pagar renda de uma propriedade que é sua,...digo,...nossa,...

O verdadeiro exemplo de um "ser" XUXIALISTA,...

Numa Républica digna deste nome, tu e o anormal do teu filho, já há muito estariam presos,...Havia de andar a mariazinha de lancheira na mão,..

Agora,... ter que aturar este ladrão da républica todos os dias na Tv,...é Pior Que Mau,...