sábado, abril 05, 2008

Já todos de alguma forma tomámos conhecimento ou de qualquer modo estivemos em contacto com formas agressivas de venda. Amway, Rainbow, Testemunhas de Jeová, time sharing e vendas em grupo variadas, são empresas com métodos comerciais inovadores, ao tempo do seu surgimento nos Estados Unidos, e que se inspiraram nas técnicas dos pregadores evangélicos.
Estas técnicas, depois de formalmente estudadas e desenvolvidas pelos especialistas de marketing, foram reapropriadas pelos mesmos pregadores que assim puderam desenvolver ainda mais racionalmente o seu segmento de mercado.
Tanto os vendedores de sabão como os vendedores da salvação eterna contam com a sua imensa lábia e descaramento para surpreender as vítimas antes destas se poderem refazer da surpresa do ataque e desbloquearem o seu espírito crítico, levando-as a adquirir produtos que em circunstâncias normais nunca o fariam.
Vem isto a propósito da notícia do Guardian sobre a expansão do negócio do bufarinheiro Ken Ham para o Reino Unido. Este defensor da Terra Jovem e da coexistência de Adão com o T-Rex frugívero, entre outras idiotices, tem um negócio de muitos milhões de dólares nos Estados Unidos, gerando só a sucursal da Velha Albion no ano passado a módica quantia de quinhentas mil libras.
E como todas as modas, mesmo as mais estúpidas, cedo ou tarde acabam por chegar cá, mais vale pormos as barbas de molho e prepararmo-nos para o que aí vem. Então poderemos ser contribuintes para causa ou, sendo como é uma área de negócios em franca expansão, poderemos aguardar com expectativa uma eventual OPV.

Leitura complementar, aqui.

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